sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Mês de Agosto - Mês de Dom Bosco

Dom Bosco -  foi um Sacerdote Italiano Católico , fundador da Pia Sociedade São Francisco de Salese Proclamado santo em  em 1934. Nasceu João Melchior Bosco e foi aclamado por São João Paulo ll  como o "Pai e Mestre da Juventude". Dom Bosco é o padroeiro da capital federal do Brasil, Brasilia.
 Vida 
João Melchior Bosco foi sacerdote diocesano Católico apostólico romano  e educador. Desenvolveu a educação infanto-juvenil e o ensino profissional, sendo um dos criadores do Sistema Preventivo em educação. Dedicou-se também ao desenvolvimento da imprensa católica.
É o fundador da  PSSFS (1859), conhecida por salesianos, co-fundador da congregação das  Folhas de Maria Auxiliadora, conhecidas por irmãs salesianas e fundador da Associação Internacional dos cooperadores Salesianos. Foi Canolizado em 1º de abril de 1934 pelo Papa Pio Xl, sendo o padroeiro dos jovens e dos aprendizes. Seu dia é celebrado em 31 de janeiro.
Família
Nasceu do segundo casamento de Francesco Bosco, tendo por mãe Margherita Occhiena. A família era ainda composta pelo irmão do primeiro casamento do pai, Antônio, e seu irmão mais velho, José.
Ficou órfão de pai quando tinha apenas dois anos de idade. Diante da difícil situação econômica porque passava o norte da Itália, sua infância foi marcada pela pobreza da família.

Fundação dos Salesianos

Em 1861, na cidade italiana de Mornese , Maria Domingas Mazzarello convida sua amiga Petronilla para juntas organizarem uma oficina de costura para meninas. Em 1863 a oficina começa a acolher meninas órfãs.1 O seu trabalho é supervisionado pelo Pe. Domingos Pestarino, que havia se associado aos salesianos. Com o auxílio de Pestarino, Bosco propõe às jovens que se organizem como uma congregação religiosa, com o nome de Filhas de Maria Auxiliadora  e em 5 de agosto de 1872 as primeiras salesianas fazem seus votos. Maria Mazzalerlo  foi a primeira superiora da congregação.

Fundação da Associação dos Salesianos Cooperadores

De início, a proposta da Sociedade de São Francisco de Sales incluía, padres, irmãos e leigos externos, porém essa forma de organização não foi aprovada pela igreja católica, que queria apenas padres e irmãos, como nas demais congregações. Sendo assim, Bosco propôs a associação leiga dos Salesianos Cooperadores, que foi aprovada em 1876 pelo Papa Pio IX. O objetivo era o mesmo da Sociedade de São Francisco de Sales, a saber: o trabalho educativo e catequético junto aos meninos e aos jovens. Em sua forma de associação, tornou-se uma sociedade mista, com homens e mulheres leigos.

Um comentário:

  1. Parabéns, mostras-te um pouco da História de vida de Dom Bosco, é isso ai, devemos debater mais a respeito do tema.
    Que ele o Ilumine e que Deus te guie e ilumine pois és um jovem muito querido e dedicado.
    Um grande e fraterno abraço da profª Gi

    ResponderExcluir